//Este texto foi postado originalmente no blog da Insecta Shoes. Você pode acessar o texto original por aqui.//
________________________________________________________________________________

Eu sei que – assim como eu – você já comprou muitas frutas e legumes na feira e guardou as sementes.
Deu aquela vontade de plantar e fazer brotar tudo, não é mesmo?
O problema é que as vezes só colocar na terra não é garantia de germinação e é fácil se desmotivar.
Poucas ou nenhuma semente acaba brotando e pode demorar muito tempo para que alguma delas dê sinal de vida.
Então, apresento para vocês a solução dos problemas ou a experiência perfeita para a sua primeira vez: a geladeira. Vamos fazer um processo chamado estratificação a frio, que nada mais é do que a germinação de sementes com baixas temperaturas e alta umidade.
Ele é recomendável para espécies de clima subtropical que precisam sair do estado de dormência (recurso utilizado pelas plantas para que germinem durante a estação mais propícia ao seu desenvolvimento e assim auxiliando na preservação das espécies).
Podemos fazer o processo com sementes de maçã, bergamota, romã, amora, linhaça, pera, maracujá, jabuticaba, pitanga, jaca e etc.


Hoje vou exemplificar a jaca que testei a pouco tempo e teve grandes resultados.

1. Lave as sementes e tire todo o substrato orgânico que possa ter ao redor. (Este processo vale para todas as sementes) Como se fosse um bolsão.
Pode usar uma peneira ou deixar de molho por algumas horas. Depois de finalizar o processo, não é necessário secar as sementes.
2. Separe um pote plástico transparente com tampa ou saco plástico transparente de freezer e papel toalha ou coador de café de papel.
3. Umedeça o papel e deposite no fundo do pote plástico ou em uma das laterais do saco (a ideia é que ele fique deitado).
4. Posicione as sementes separadas ao longo de toda a extensão do papel. Cuidado para não sobrepor, elas precisam de espaço para germinar.

5. Feche o pote. No caso do saco enrole a abertura e prenda com um arame de pão ou prendedor de roupas. O importante é vedar bem.
6. Coloque o pote/saco na parte menos fria da geladeira. Geralmente é na parte destinada aos legumes.
7. Agora é aguardar. Pelo menos três semanas para que germinem com saúde. O processo é “lento”, mas garantido.

8. Assim que apontar o primeiro brotinho, fique atento, mais alguns dias e as sementes já poderão ser transplantadas para o vaso ou canteiro. Quando for fazer este processo, certifique-se de que o broto fique no máximo com 1cm da profundidade, se não elas podem não ter força pra continuar o processo de crescimento, por estarem profundas demais.

9. Mantenha o solo sempre úmido e pegando bastante luz.

Gostou?
Agora é só experimentar. Depois que você pegar a prática, pode cultivar para a sua horta e com o excedente, plante no seu bairro ou doe para os seus amigos.
Crie uma rede e contribua com as hortas da sua região.

One thought on “GELADEIRA | A melhor amiga da horta.

  1. Que legal, eu sempre tentava fazer brotar as sementes e nunca tinha sucesso. Vou testar desta maneira, fiquei imensamente feliz e grata. Muito Obrigada, Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *