Quem disse que gravata tem que ser séria? Certamente, o Gabriel Bastos acha que não.
Há algum tempo atrás, ele começou uma saga em busca de uma gravata borboleta.
Virou os shoppings de cabeça pra baixo, buscou na internet e nada. Aliás, nada, não. Encontrou uma que custava 110ºº e ainda assim não era beeem que ele queria.
Claro que o Gabriel podia ter saído dessa experiência como mais um cliente insatisfeito e ter dado as costas pro gap  que ele observou no mercado…

…mas veio o estalo:

Por que não fazer gravatas e ainda usar tecido reaproveitado? – Gabriel Bastos
Coincidentemente um amigo próximo tinha uma confecção de camisetas e fez o teste. Recolheu os retalhos e viu que dava certo.
O amigo também curtiu, deu uma força e pronto. Virou negócio!

O Gabriel resolveu seguir três conceitos muito democráticos para a marca:

  • AGELESS – Devem ser usadas em qualquer idade. Nada de ficar achando que gravata e suspensório é coisa de gente mais velha, ok?
  • SERIUSLESS – Sem graça? Óbvio que não! Duvido você achar que alguma criação da Vintax é sisuda. A marca é super séria, mas as estampas não.
  • GENDERLESS – (Agora vem a parte que a gente mais gosta) Quem disse que gravata e suspensórios são adereços exclusivamente masculinos? Nada de gênero binário. Se você curtiu alguma peça e deu vontade de usar, fique à vontade! A marca preza pela liberdade. Chega de rótulos.
Falando em rótulos, além de fazer o upcycling (processo que transforma resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade), a Vintax se orgulha muito de fomentar o comércio local, mão de obra local e fazer o famoso fair-trade.

As peças são confeccionadas em Porto Alegre, no atelier da Dressper, marca que atua há 7 anos no mercado, mas com o foco um pouco mais voltado para casamentos e acessórios tailoring.  A idealizadora da Dressper é uma amiga super talentosa e muito querida do Mapa Verde. A gente garante que essas gravatinhas estão em excelentes mãos. Mãos, mesmo! São todas feitas a mão. (Confere o site deles também, né?)

Eu faço a curadoria dos tecidos com marcas que tenham estampas mais diferentes. Normalmente algodão. – Gabriel Bastos
A Vintax é mega recente no mercado (começaram em maio de 2016), mas já está presente em várias lojas e fez collabs com outras marcas.
Em especial, adoramos a parceria com a marca Preza (que faz óculos em madeira). Olha só o resultado:

Upcycling de madeira e tecido.
Upcycling de madeira e tecido.
Ele sabe que competir com o mercado do fast-fashion – que muitas vezes utiliza mão de obra praticamente escrava e tem livre acesso às grandes redes – é uma tarefa pesada para um empreendedor sustentável, mas ele acredita (e a gente também) que o mercado está mudando e valorizando marcas de moda ética como a Vintax.

Produtos: Gravatas borboletas, slim, super slim, charutinhos e suspensórios.
Onde encontrar: Através do site da Vintax, na loja Pandorga e Insecta Shoes.

AH! Só mais um detalhe!

 

13323636_1830783503816151_799634282419994359_oO Gabriel é gente como a gente e adora empreender. Sabe onde mais ele apostou?Em um foodtruck! Mas não é qualquer foodtruck. Junto com um sócio, eles desbravam as maravilhas das batatas fritas, no melhor estilo belgian e vêm acompanhadas de molhos ABSURDAMENTE DELICIOSOS. E não é jabá, não. É amor mesmo. Provei um aioli de pimentão que não sai da minha cabeça. O nome é ótimo: Fritten Freud! Confere o facebook do Fritten para saber onde eles estarão e se quiser chamar o truck para algum evento, é só mandar mensagem pelo chat.

VINTAX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *