Fiz ontem à noite e queria compartilhar esta MARAVILHA com vocês!

É tão bom que nem dá pra chamar de regime ou reeducação alimentar. Fato é que comer pouquinho há noite é fundamental para uma boa noite de sono. Mas pode ser um super almoço levinho de verão também, viu?

Então aqui vai uma delícia VEEEEGAAAANNNN e um molho incrível, bem grossinho e sem NENHUM espessante.

Massa

6 cenouras médias

1 pepino grande

1 col sopa de óleo de gergelim

1 col chá gergelim branco

1 col chá de gergelim preto

Molho

2 pedaços grandes de funghi secchi picados

4 cogumelos castanhos cortados pela metade

1 batata pequena picada

1 dente de alho pequeno

1 cebola média cortada em pedaços grandes

1/2 xic de salsão picado

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes

1 col sopa de óleo

300ml de água

1 col sopa de açúcar mascavo

1 col sopa de vinagre de maçã


Modo de preparo

Vamos começar pela “massa”.

Descasque 6 cenouras médias e um pepino grande. Passe eles pelo “spiralizer”e pronto.  E já reserve as rebarbas e o miolo das suas cenouras que o “spiralizer” não fatiou (Sim. Sempre sobra um pouquinho).


O quê? Não sabe o que é um spiralizer ou fatiador em espiral?

É um parelinho super simples que transforma seus legumes em lindas, deliciosas e delicadas fitas. Parece massa MESMO.

Aqui vão alguns modelos. É só clicar na imagem que ela vai direcionar para um site que venda bem baratinho. Tá bem?


Agora voltando a receita.

O MELHOR MOLHO VEGAN DA VIDA

Em uma panela, refogue todos os ingredientes em fogo alto – mexendo sempre – até que as batatas estejam grudando no fundo panela e a cebola esteja bem dourada. Acrescente meia xícara de água fervente e vá mexendo até que desgrude tudo do fundo. Prove e ajuste o sal. Você sentirá um leve sabor de tostado. Não se desespere. Para equilibrar, acrescente o açúcar e o vinagre. Confia em mim. Vai ficar mara!

Acrescente também aquelas rebarbas de cenoura que você reservou. De preferência pique bem antes e adicionar no nosso molho.

Baixe o fogo vá acrescentando água aos poucos enquanto cozinha. Mexa de 5 em 5 minutos. Vai ficar naturalmente grossinho e suuuper saboroso. Vá adicionando a água e reduzindo até que aqueles 300ml da receita tenham acabado. Ajuste o sal novamente se necessário e reserve.

Como eu não estava muito afim de um molho com pedaços, passei o mixer na minha panela e acrescentei meio copo de água fervente. Ficou igualmente delicioso.

Agora, pegue uma panela com fundo bem largo, ou a sua wok e deixe no fogo alto vazia por 5 minutos. Até que ela esteja suuuper quente. Se não estiver, vai juntar água no cozimento da nossa “massa”e vai estragar a receita. O mesmo serve para o sal. Só acrescente o sal no FINAL do cozimento.

Então, com a panela/wok super quente, coloque 1 col sopa de óleo de gergelim, aguarde alguns segundos para o óleo ficar igualmente quente e acrescente as cenouras e o pepino já fatiados. Mexa bem, mas com delicadeza, ok? A idéi é que não fique suuuper cozido. A graça é deixar a cenoura ainda crocante. Acrescente os gergelins preto e branco. Quando estiver no ponto certo, acrescente o sal (eu gosto de usar sal rosa do himalaia) e sirva com o nosso molho delicioso. Pronto!

Bom. Era isso. Se você gostou da receita faça aí na sua casa e depois me conte aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *